sábado, 10 de junho de 2017

Leve ao Coração




Nesta incrível revelação pessoal, Rabino Shalom Arush conta a história emocionante e provocadora de como ele se tornou Judeu crente e seus primeiros passos para buscar Hashem...

Nota do editor: O seguinte é um incrível segmento do louvor que Rav Shalom Arush disse no último dia de shiva para o pai de Yosef Nechama, Shlomo ben Shmuel, de memória abençoada. 

O Rei Salomão, o mais sábio de todos os homens, disse: "Melhor ir a uma casa enlutada que a uma em festa, pois este é o destino de cada ser humano, e isto deve estar presente no coração dos vivos." (Eclesiastes 7:2).

Ninguém pensa sobre o significado da vida quando ele ou ela está se divertindo, comendo bifes e bebendo cerveja. Mas, quando finalmente separamos de alguém próximo a nós, começamos a pensar. Portanto, é claro que um funeral é mais provocador do que uma festa. Qualquer um com um cérebro em sua cabeça sabe que o funeral é o fim final de todas as voltas neste mundo. No entanto, as pessoas ignoram a mensagem que o Rei Salomão implorou, de que "os vivos devem levar isso a coração".

A mensagem nessa passagem me fez um crente.

Deixe-me compartilhar um pouco do meu passado com você. Quando eu estava no ensino médio, não observei nada. Embora meus pais fossem Judeus temerosos à Deus, quando chegamos a Israel de Marrocos, assisti a escolas seculares e tinha amigos muito seculares.

Quando cheguei ao exército, eu estava comendo em Yom Kipur e comendo pão em Pessach. Isso é o quão longe eu estava. No entanto, Hashem me abençoou com bom senso e convicção. Eu não fiquei com a pressão dos pares quando se tratava de coisas prejudiciais para a saúde e o bem-estar de alguém como cigarros e álcool. Gostei da minha total liberdade, que incluía a liberdade de substâncias de qualquer tipo.

No exército, meus amigos costumavam se divertir porque eu evitava cigarros durante um tempo em que quase todo mundo fumava. No entanto, um inverno, quando nossa base nas montanhas estava nevando, os caminhões de abastecimento não puderam nos alcançar. A cantina de base ficou sem cigarros. Meus amigos ficaram loucos sem sua solução de nicotina; Eles estavam limpando a base procurando por pontas de cigarro para poder espremer um sopro ou dois. Eu fui o único que acabou rindo deles. Eles estavam agindo como viciados ridículos e eu estava curtindo minha liberdade. 

Quando a Guerra de Yom Kippur de 1973 explodiu, eu era médico de bordo em uma equipe de helicópteros. Embora a nossa principal tarefa tenha sido o resgate de pilotos derrubados, passamos horas a fio evacuando feridos e os soldados mortos nas áreas de combate. Minha unidade consistiu em três tripulações de helicóptero de quatro soldados cada. Pensa-se que o contato constante com a morte nos levaria a começar a pensar, mas nenhum de nós fez Teshuvá; Todos nós permanecemos muito seculares.

Parcialmente como mecanismo de defesa psicológica, faríamos piadas sórdidas com os mortos. falavamos coisas como: "Ei, amigo, você não tem o cérebro para se manter vivo?" Sim, pareceu doente, mas isso nos impediu de ficar loucos. Tínhamos um trabalho a fazer e não podíamos nos afundar em nossas costuras emocionais. No entanto, sempre pensei que o morrer era apenas para os mortos; Eu nunca lembrei da morte, nem parei e pensei que, eventualmente, estaria no mesmo barco.

Depois da guerra, quando quatro de meus companheiros de equipe morreram em um acidente de helicóptero durante o trabalho de reserva em 1974, eu ainda tinha minha atitude indiferente, mesmo durante e após seus funerais, todos os quais eu assisti em um dia. Então, eu corri ao provérbio do Rei Salomão em Eclesiastes: "e isto deve estar presente no coração dos vivos". Essas palavras entraram no meu coração como flechas...

Eu tinha todos os tipos de aspirações. Eu aspirava para ser um ótimo médico e ganhar muito dinheiro. Perguntei-me: "Suponha que você tenha sucesso, Shalom, e você se torne um médico de renome mundial, suponha que você acumule uma enorme fortuna de dinheiro. Faz sentido gastar o tempo e o esforço necessários para trabalhar nesta terra, quando você acabar enterrado seis pés debaixo do chão? Quais são as conquistas que vale quando o seu corpo se decompõe nos mesmos elementos exatos que o fertilizante animal? Tudo isso vale a pena?” 

Eu tive muitas perguntas. Eu não perguntei a ninguém sobre estas coisas, eu apenas os dirigi para D’us, se Ele estivesse realmente lá. Eu genuinamente e sinceramente procurei respostas e Ele me entregou. Claro, se o ser humano é apenas um corpo, nada faz sentido quando é preciso ter um cemitério. Hashem me fez perceber a alma, o aspecto espiritual que não é apenas a pessoa verdadeira, mas também uma pequena centelha do Todo-Poderoso. Assim como o Todo-Poderoso é eterno, a alma também é assim. Foi quando a vida começou a fazer sentido. 

Ninguém falou comigo e ninguém me convenceu. Foi a passagem do Rei Salomão no Eclesiastes, que desencadeou meu profundo pensamento e me fez um Judeu de crença. Uma coisa que eu tive a sorte de aprender no início foi que, se uma pessoa se voltasse para Hashem com toda a verdade, Hashem responde todas as suas perguntas. Desde então, eu nunca parei de falar com Hashem, sempre que posso, onde quer que eu vá e puder.  

"e isto deve estar presente no coração dos vivos". Você pode interpretar isso de outra maneira: se você não leva a mensagem da morte para o coração e começa a avaliar o que está fazendo com sua vida, então você já está morto, pois a vida deve levá-la ao coração. Queridos irmãos e irmãs, comece a viver!

*Escrito por: Rabino Shalom Arush
*Versão em Inglês por: Rabi Lazer Brody
*Traduzido em Português por: Gilson Sasson (editor de Jornal Mitsvá)
*Artigo originalmente publicado em Breslev Israel (http://www.breslev.co.il). Publicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Breslev Israel.
*As Fotografias são utilizadas com a permissão de Breslev Israel e retirados do site Shutterstock.



Nenhum comentário:

Postar um comentário