domingo, 4 de janeiro de 2015

Teshuvá na Oração Pessoal

Teshuvá na Oração Pessoal





Breslev Israel tem o prazer de apresentar aos leitores um guia condensado e prático para a oração pessoal com base nos ensinamentos do Rabino Shalom Arush shlit'a ...

Um Guia Condensado para Oração Pessoal com base nos Ensinamentos do Rabi Shalom Arush Shlit'a, Parte 3

Seguindo nosso calorosa (parte 1) e nossas expressões iniciais de gratidão (parte 2), temos agora que passar para a terceira parte da nossa oração pessoal teshuvá.

Ao pesquisar pelos nossos bons pontos, abrimos as portas para Teshuvá.

"Senhor, Ilumine-me como a minha transgressão, eu tenho sido punido (por exemplo, ao se tornar um devedor) e concede-me o privilégio para arrepender-me e fazer uma retificação espiritual. Ajude-me a arrepender-me diariamente para este delito até que esteja totalmente expiado."
 
Os quatro passos da teshuvá:
 
1. Confissão - dizendo a Hashem o que fizemos de errado.
 
2. Remorso - nós sentimos muito por ir contra a vontade de Hashem.
 
3. Pedir perdão - pedimos perdão a Hashem como uma criança gostaria de pedir perdão a um pai amoroso.
 
4. Compromisso - nós nos comprometemos a fazer o máximo para melhorar no futuro, e não deslizar de volta aos nossos velhos hábitos.

Teshuvá diário é a melhor medicina preventiva no mundo para o sofrimento e tribulações, e uma garantia de felicidade.

Lembre-se desta regra importante: A Inclinação do Mal não está interessado tanto na transgressão como ele está na tristeza e depressão que imobiliza uma pessoa após a transgressão.

Com teshuvá, nós desarmamos e neutralizamos a Má Inclinação. Em vez de cair no desespero, usamos nosso delito como matéria-prima que pode ser refinado com teshuvá e convertido em um trampolim para se aproximar de Hashem.
 
Quatro diretrizes para julgar a nós mesmos
:
 
1. Hashem quer teshuvá, não depressão - O fato de que eu tenho conhecimento do meu problema é 50% da solução!
 
2. Hashem não nos dá um teste que não podemos passar - isso significa que eu tenho a capacidade de superar. Não podemos culpar nossos erros em qualquer um ou qualquer outra coisa.
 
3. Com a oração podemos realizar qualquer coisa - devemos orar ao Senhor para nos ajudar a ficar mais forte e observar a mitsvá particular que nós estamos tendo problemas.
 
4. Lembre-se de que nós não merecemos nada! Nós não podemos ter o perdão de Hashem por concedido, mas literalmente implorar a Hashem para nos perdoar por nossos erros e nos ajudar no futuro. Devemos nos aproximar de Hashem com humildade, e não com as exigências de gratificação instantânea. Quando falamos a Hashem modestamente, e pedir-Lhe por um presente, a nossa oração se tornar muito mais convincente.

Oração Teshuvá: "Senhor, por favor, perdoe-me, pois eu involuntariamente escorreguei e (descrever o que você fez de errado) Por favor, não fique com raiva de mim, e me ajuda a reparar meus pecados. Por favor, seja paciente comigo e não me castigue, porque eu estou sinceramente tentando o meu melhor para fazer melhor. Eu sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer na superação de meus apetites corporais e maus hábitos que leva-me ao pecado repetidamente. Mas, acredite, Senhor, eu não fiz isso intencionalmente, e a última coisa no mundo que eu quero é entristecer ou decepcioná-Lo. Eu estou verdadeiramente envergonhado do que eu fiz, e eu imploro Seu perdão. Por favor, me dê a força interior e coragem para fazer o que é direito, e evitar em cometer os mesmos erros no futuro. Senhor, por favor, não esconda Sua Divina Presença de mim".

"Senhor, eu sou apenas de carne e sangue. Minha inclinação para o mal sempre parece saber quando aprimorar em minhas fraquezas. Eu me sinto como um fabricante de vidro que funciona durante dias em uma taça de cristal fino - com uma inconsequência do cotovelo, a taça é quebrada em pedacinhos no chão. Senhor, eu tenho um desejo tão tremendo para fazer a Tua vontade, mas eu falhei repetidamente como o vidro quebrado no chão. Por favor, me pegue e me ajuda a começar de novo. Traga-me perto de Ti. Por favor, ajude-me a superar a minha inclinação para o mal e fazer a Tua vontade, então eu não irei transgredir mais."

Dor / Doença Física ou Emocional: "Mestre do Mundo, minhas dores no corpo (conte sobre a sua doença - física ou emocional - e que parte do seu corpo dói ou não funciona corretamente). Tu certamente é justo em tudo que faz. Se eu não tivesse pecado, eu provavelmente não estaria sofrendo tanta angústia agora. Mas, por favor, Senhor, mostre-me o que eu fiz de errado e por que eu estou sofrendo. Ajude-me a corrigir a causa raiz e guia-me pelo caminho da verdadeira e completa teshuvá. Meu amado Pai Celestial, por favor, perdoe-me por minha transgressão, pela dor de saber o quanto eu fui contra a Sua vontade é ainda mais grave do que a minha dor corporal. Por favor, seja paciente e misericordioso comigo, e me ajuda a voltar para Ti com um coração puro e amoroso..."

Oração Geral Teshuvá (Dívidas): "Mestre do Mundo! A transgressão, para o qual eu tenho sido punido (com dívidas), é clara e conhecida apenas para Ti. (Pois os nossos Sábios disseram que há um delito para o qual um homem se torna um devedor, mas eles não revelam quais transgressões). Mestre do Mundo, tenha misericórdia de mim. Perdoe-me pelos meus erros. Conceda-me a oportunidade para me arrepender e reparar por tudo. Por favor, seja paciente comigo."

Por Rabino Shalom Arush shlit'a.

Extraído de Breslev Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário